O novo Clearlooks é perfeito

Clearlooks

Hoje estive a experimentar a distribuição Foresight Linux, versão 1.4.0, porque queria experimentar o GNOME 2.20 e também porque estava à mais de um mês para experimentar esta distribuição. No geral, fiquei bastante agradado com o Foresight e completamente apaixonado pelo novo Clearlooks.

A instalação do Foresight não podia ser mais simples – na minha opinião, simples demais. Apenas tive que criar as partições, definir a zona horária, a password da conta root, escolher o bootloader e deixar instalar. Infelizmente não tem nada para seleccionar os pacotes que o utilizador deseja instalar, mas em parte nem se justifica, uma vez que é instalar e usar. Outro ponto negativo do instalador é este não permitir a criação de uma conta para uso diário; esta criação é feita no primeiro boot do Foresight, o que pode se um pouco assustador para os utilizadores menos experientes.

Depois de ter instalado o Foresight e ter criado a conta para uso diário, toca a iniciar sessão. Gostei do tema do GDM, mas mudava o campo de login e os botões do canto inferior direito para o canto superior esquerdo, para ficar mais visível. Login feito e sessão iniciada no GNOME 2.20. O tema padrão do Foresight é bonito, mas não se compara à nova versão do Clearlooks; este novo tema do GNOME é do melhor que já vi. Pelos screenshots que tinha visto, não tinha ficado com uma ideia assim tão boa dele, mas “ao vivo e a cores”, a coisa mudou de figura.

Este Clearlooks causou-me tão boa impressão que já o tentei compilar no Debian Lenny. Infelizmente não tive sucesso; depois de compilado, o tema parece o Windows 95. Por outro lado, não tinha removido as versões anteriores dos motores de tema GTK+ antes de compilar os novos. Talvez por isso não tenha funcionado em condições. Mas já tentei remover os que estão nos repositórios e sou presenteado com uma mão cheia de pacotes para remoção, entre eles o totem, e isso não quero.

Tenho que ver se encontro outra forma de instalar o novo Clearlooks, de forma a que ele apareça como deve ser. Se tiverem alguma sugestão, agradeço.
publicado por brunomiguel às 21:09 | link do post | comentar