Bento - a fusão da cozinha e da arte

Bento

Bento é uma refeição rápida embalada de uma forma quase artística numa lancheira; pode ser feita em casa, como comprada numa loja. E não são só as refeições que são artísticas; os vários elementos da refeição têm formas anormais, como uma porção de couve em forma de coração. Estas refeições rápidas são muito populares no Japão; tão populares, que as donas de casa têm que dominar esta "arte".

Todos nós já recebemos, pelo menos uma vez, um email com imagens de lancheiras japonesas com a comida arranjada em forma de peixe, hello kitty, smilies, corações e outras formas nada habituais no ocidente. Mas poucos saberiam o nome destas refeições - eu próprio não sabia, apesar de já ter visto várias imagens desta arte comestível.

A origem destas refeições remonta ao final do período Kamakura, por volta de 1300 D.C, quando se começou a cozinhar e secar arroz. Durante vários séculos, foi muito popular, mas começou a entrar em declínio após a primeiro guerra mundial, para ser recuperada na década de 80. Hoje em dia, os Bento são muito populares no Japão e em Taiwan.

Os Bento são, tradicionalmente, divididos em 4:3:2:1 - 4 porções de arroz, 3 porções de carne ou peixe, 2 porções de vegetais e 1 porção de sobremesa. Mas está tradição não é obrigatória. A cozinheira ou cozinheiro pode usar a sua imaginação para criar formas novas, combinações novas, usar ingredientes novos.

Existem, actualmente, mais de uma dezena de tipos de Bento. Os tipos de Bento são definidos pela comida e pela embalagem usadas, pelo local onde são confeccionados ou vendidos e pela hora do dia a que são comidos. O Kamameshi bentō, por exemplo, é vendido nas estações de comboio da prefeitura de Nagano, em tigelas de barro, ao passo que o Noriben é feito com arroz, nori e molho de soja.

Eu adorava ver Bento à venda no nosso país, ou na minha zona, pelo menos. É que fico com fome sempre que vejo imagens destas refeições. Elas têm qualquer coisa que me hipnotiza, talvez umas mensagens subliminares, ou talvez seja só pelo óptimo aspecto que têm. Mas não só por eu ficar com fome, também porque estas refeições devem ser bastante saudáveis. Vejam as japonesas; não são todas jeitosas? Então se elas têm corpos fantásticos e comem Bento, logo são pratos saudáveis. Se são pratos saudáveis, deviam ser comercializados no nosso país, para fazer frente à crescente oferta de junk food. Se não, um dia destes, deixamos de conseguir passar na porta de entrada da nossa casa.

A foto usada neste post é da autoria de Chotda.
publicado por brunomiguel às 16:49 | link do post | comentar