Software Livre invade as Canárias

Notícia de última hora! A facção GNU/Linux, do grupo Software Livre, invadiu as escolas das ilhas Canárias e deixou-lhes o mEDUXa LiveCD. Não se sabe, para já, o número de computadores e alunos que começam a sentir o doce cheiro de liberdade, mas acredita-se que já ultrapassam os 27%.

Agora fora de brincadeira. O Governo Regional das Canárias decidiu que as escolhas precisavam de software de qualidade e adoptaram GNU/Linux. A distribuição escolhida foi o Kubuntu, que serviu de base para a criação da distribuição mEDUXa.

Para já, apenas 300 escolas têm o mEDUXa, na versão 1.2. A versão 2 do mEDUXa deverá estar pronta até ao final do ano e deve chegar a todas as escolas das Canárias até ao final do primeiro quarto de 2009. Isto significa que mais de 8000 computadores irão correr software livre.

Em Portugal, o Governo decidiu distribuir computadores com um sistema operativo que, de acordo com os seus (ex-)utilizadores, tem dado problemas atrás de problemas e não vale nenhum cêntimo do que custa. Resta-nos a esperança de que Portugal, com a mania que tem de copiar tudo o que vem de fora, copie esta iniciativa das Canárias.

{Fonte: The Fridge}
tags:
publicado por brunomiguel às 14:44 | link do post | comentar