IBM Lotus Symphony - OpenOffice com outra cara

Ainda muito recentemente, a IBM juntou-se ao grupo de desenvolvimento do OpenOffice - um pacote de aplicações gratuitas semelhantes ao Microsoft Office. Agora, lançou o seu próprio pacote de aplicações baseado no OpenOffice, o IBM Lotus Symphony, mas com um toque de Microsoft Office 2007 ao nível do interface - pelo menos é o que os screenshots indicam.
O Lotus Symphony, ainda em beta, vem com três aplicações: um editor de texto, um programa para criar apresentações e um programa para folhas de cálculo. Por enquanto, ainda só está disponível para GNU/Linux e Windows, mas uma versão para Mac OSX pode estar na calha. Este pacote da IBM grava os documentos no formato standard, o ODF, mas também suporta o formato do Microsoft Office e exporta para PDF.
O interface é bastante agradável e parece ser intuitivo. E, para além disso, é gratuito e só ocupa uns quase singelos 218MB. Só tem dois senão: é preciso criar uma conta no site da IBM (e isso atrasa o download uns bons 40 segundos) e o download é muito lento, talvez por culpa da quantidade excessiva de acessos que deverão estar a ter neste momento.
Com tantas soluções para aplicações "Office like", porquê continuar a pagar quando se pode ter à borla?

{Fonte: IBM Lotus Symphony, via Bit.ate}
publicado por brunomiguel às 16:01 | link do post | comentar