Eudora: Mais um cliente de email ou o substituto do Thunderbird?

O agfrg, do Webtuga.com, já aqui falou da nova versão do cliente de email Eudora e da nova base que este programa utiliza: o Thunderbird. Ele também mencionou que estes dois programas se complementam, em vez de competirem entre si. E de facto é essa a informação oficial da Mozilla. Mas será que é verdade, ou terá a Mozilla arranjado um substituto para o Thunderbird?
Para além de usar o código do Thunderbird como base, o Eudora usa uma extensão chamada Penelope, que também pode ser usada no Thunderbird, embora algumas funcionalidades desta extensão necessitem do Eudora para funcionar correctamente. Esta extensão permite a implementação das funcionalidades do Eudora, aquando software proprietário, na nova versão.
Em vez de deixar a minha opinião sobre este novo cliente de email, vou fazer um resumo da lista de funcionalidades do novo Eudora e deixar o leitor criar uma opinião, que espero ver expressa aqui, sobre o lançamento deste cliente de email.
Mas, antes disso, uma nota negativa sobre este programa: Não existe uma versão nativa para GNU/Linux.
As funcionalidades deste programa são, na sua grande maioria, implementações do interface e funcionalidades do antigo Eudora. Os ícones usados na versão proprietária do Eudora - agora descontinuada - foram incluidos na Penelope, assim como as teclas de atalho e a estrutura do menu; é possível importar as caixas de correio e respectivos emails das versões anteriores do programa e os filtros de mensagens do programa; os sons usados nas notificações do antigo Eudora passaram para a versão livre; assim como na antiga versão proprietária, o duplo-clique numa caixa de correio da lista de pastas abre essa caixa de correio numa nova janela; a coluna com o nome "Sender" passou a chamar-se "Who"; foi adicionada uma funcionalidade que permite ver apenas as novas mensagens de um servidor de email IMAP.
Este leque de funcionalidades parece indicar que este novo cliente de email é apenas uma versão gratuita do Eudora, com o código do Thunderbird a juntar todas as peças. Mas também pode indicar um novo rumo para a Mozilla, no que toca a email. Qual é a vossa opinião?
publicado por brunomiguel às 16:12 | link do post | comentar