Os planos para o OpenSolaris

Ian Murdock, criador da distribuição Debian, foi contratado pela Sun em Março deste ano para ajudar no desenvolvimento do Solaris. Actualmente, está a trabalhar no Project Indiana, uma iniciativa para promover o OpenSolaris.
O Project Indiana vai adoptar o modelo do GNU/Linux ao OpenSolaris, para tentar atrair mais utilizadores. Isto inclui distribuição binária do OpenSolaris, suporte para instalação de pacotes binários em formato próprio, instalação e actualização através da rede e uso do sistema de ficheiros da Sun que o Linus Torvalds tanto quer incluir no kernel do Linux, o ZFS.
Ian Murdock acredita que o actual modelo do OpenSolaris complica a sua adopção, porque entende ser muito complicado, até mesmo para os programadores, ter que compilar o sistema operativo. Com o Project Indiana, o criador do Debian espera acabar com todos os problemas que dificultam a adopção do OpenSolaris e criar mais que um sistema operativo comum.
If all we do is bridge the gap by adding a bunch of stuff from random Linux distros to Solaris, then all we've done is create another distro. By putting the unique capabilities of Solaris at the forefront, that's what we do to create something special.

Irá ter sucesso? Só na próxima primavera é que saberemos.

{Fonte: internetnews.com}
publicado por brunomiguel às 13:25 | link do post