04/01/2009

Twitter, essa bela plataforma de exibicionismo


Depois de ter lido o post do Pedro Cavaco sobre a possível bolha do Twitter - e dos outros serviços de microblogging, porque existem outros para além deste -, decidi deixar aqui algo em que andei a pensar ontem e que, inclusive, cheguei a mencionar a uma amiga da Qi, a Ana Coelho, embora num contexto diferente.

Fala-se tanto do microblogging, dando normalmente o Twitter como exemplo, como forma de comunicação e divulgação de informação. Dão-se palestras, seminários, escrevem-se livros... Faz-se uma série de coisas sobre isto, mas a grande utilização que eu vejo dar ao Twitter é como plataforma de exibicionismo. Sim, também serve para partilhar conhecimento, divulgar informação, até chega a servir de agenda; mas o facto é que a minha observação deste fenómeno me diz que a utilização mais comum às pessoas que observei - não só e não necessariamente os contactos que tenho neste serviço, mas outros, portugueses ou não - é puramente exibicionista (e eu também o faço): as pessoas querem mostrar-se geeks num determinado campo, fazem eco de algo dito ou escrito por alguém considerado popular (carneiradas), mostram que são uns bacanos porque fizeram aquilo que toda a gente faz por ser moda (carneiradas), gostam de mostrar que têm isto ou aquilo (carneiradas)... a lista continua. E quando este serviço se começar a tonar mais popular, talvez o próximo HI5, isto vai ser tão visível que vai ser impossível negá-lo.

Como já escrevi no parágrafo anterior, eu também uso o microblogging como plataforma exibicionista - também tenho a minha auto-estima e o meu orgulho e gosto de exercitar esses "músculos" de vez em quando. Também o uso para partilhar coisas que vou encontrando por esta net fora e acho que são porreiras para partilhar; costumo usar estes serviços para chamar a atenção para a existência do software livre e para alguns projectos meus ou em que participo. Não sou assim tão diferente dos outros utilizadores deste tipo de serviços, com as seguintes diferenças: eu não tenho problemas em chamar àquilo uma plataforma de exibicionismo, não passo a vida a fazer-me passar por expert numa merda qualquer, estou-me bem a cagar para as carneiradas e não assumo uma identidade virtual diferente da real (aquilo que lêem é um reflexo de mim e não de uma identidade criada para agradar e parecer um porreiro [what you read is what you get]).

Resumindo: como tantas outras formas de comunicação, o microblogging é mais uma com muito potencial, mas que acabou por sucumbir à natureza humana.

Agora, venham de lá essas tochas, balas, facas, espadas, e palamadinhas nas costas. Isto é, venham de lá essas opiniões. Os comentários estão abertos para isso mesmo: receber feedback.

ps: eu não acho que o problema é da plataforma. que isso fique bem claro




7 comentários:
De albanoalfredo a 04/01/2009 às 15:06
Sim concordo q seja plataforma de exibicionismo.
Mas é MUITO redutor do universo que rodeia o twitter.
É também possivelmente a principal plataforma de stress relief a q os trabalhadores de open spaces por esse pais tem acesso sem sair do computador.

Isso e muito mais.
É a rede social mais organica, interessante e instantanea de que tenho conhecimento desde o auge do IRC, na minha opinião.

E como respondi em reply pra ti, pra mim é a natureza humana é q molda o lado mais fascinante do twitter.


Quanto à utilização de "identidade virtual" sempre existiram, muito antes de existir a internet. Podes encontrar as minhas várias identidades virtuais por ai na interwebs (o meu friendfeed talvez te facilite o processo :P ). Também respondo sobre o nome de Alexandre Antunes, o de baptismo :P

Anyway... este post é provocador, por isso vi-me impelido a responder de forma mais desenvolvida. Ainda assim... cheguei aqui graças ao twitter, eheh


De brunomiguel a 04/01/2009 às 15:50
Parece que o texto afinal não é tão claro como eu pensava.

Eu usei o Twitter como exemplo para o microblogging. Podia ter usado outra plataforma, mas esta é capaz de ser a mais conhecida dos utilizadores portugueses. Para facilitar a identificação e contextualização, usei esta.

Eu não procuro reduzir a utilidade do Twitter nem do microblogging. Como refiro no penúltimo parágrafo, o microblogging tem muito potencial. Infelizmente, é mais uma vítima da natureza humana - que tem sempre um lado bom e um lado mau.

Quando ao exibicionismo, eu não digo que é transversal a todos os utilizadores. Disse-o com base naquilo que observei em 12 a 14 meses de utilização do microblogging. Há sempre alguém a tentar passar uma mensagem do género: «olha para mim, que sou tão bom por ter isto ou fazer aquilo». Às vezes apetece-me armar em Chato, d'Os Contemporâneos, e responder: «Vai mas é trabalhar, fazer algo de útil para a sociedade». xD

As identidades virtuais a que me refiro é moldarem-se para tentar agradar (às vezes, quase parece prostituição). É desonesto, como é praticamente toda a internet. Eu prefiro ser uma besta (para algumas pessoas, sou bem pior que besta), mas continuar a ser eu; não gosto de me passar por algo que não sou. Não sei se é o teu caso ou não, mas o meu não é de certeza, como poderás vir a constatar se te cruzares comigo em Coimbra B. ;)


De albanoalfredo a 10/01/2009 às 09:50
tens alguma razão.
nao toda :P

mas sim, não tinhas deixado bem explicito alguns dos teus pontos de vista.

sabes onde encontrar-me no twitter ;)
eheh


De Ana M Coelho a 04/01/2009 às 15:48
É verdade o que tu dizes...

Para ser sincera, aderi ao Twitter para gozar com a Vanessa, mas depois fui aproveitando para pedir palpites sobre isto e aquilo ou a dar a minha opinião sobre temas falados.

Pelo que observo, muitas vezes é conversa da treta, mas outras vezes até se pode ver coisas interessantes... (:

Beijinho*


De brunomiguel a 04/01/2009 às 15:52
O microblogging, como forma e ferramenta de comunicação, tem muito potencial. Era bom é que ele fosse aproveitado ao máximo e não fosse desperdiçado com a «conversa da treta».


De Filipe Marques a 04/01/2009 às 16:47
Acho que concordo na generalidade. Algumas das pessoas que sigo são exclusivamente isso. Outras não. Mas quase todos fazemos um pouco disso (como disseste e bem, de resto).

A conversa da treta às vezes incomoda. Parece que era preciso que aquilo fosse um pouco mais seco (mais partilha - links, ideias, etc. -, menos conversa) mas algumas coisas surgem assim mesmo, da tal característica orgânica.

Muitas vezes, as pessoas participam mesmo sem ter nada a acrescentar. Perdem tempo e fazem os que os seguem perder tempo. Isso é chato mas não é sequer surpreendente.

É internet as usual, se é que se pode dizer isto.


De brunomiguel a 04/01/2009 às 17:07
Sim, várias ideias surgem de divagações. (eu sou um expert na arte de divagar). Isso adiciona aquela piada ao microblogging, mas também gera muito ruído e por vezes isso incomoda.


Comentar post

RSS

Newsletter

Artigos recentes

Antes tarde que nunca

Nights without blueberry ...

2ª Edição do SAPO Summerb...

Modernices cinematográfic...

Firefox 3.5

MONEY=€0; echo $MONEY

Como os cães "tuitam"

Que o lol esteja contigo

Homem do espaço psicadéli...

Dois anos de Conversas do...

Arquivo

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007