MAPiNET: movimento cívico uma ova

Um passarinho veio segredar-me ao ouviro que aquela associação que diz ser um movimento cívico contra a pirataria - o tal de MAPiNET é, afinal, uma fachada da ACAPOR. Basicamente, são os distribuidores de conteúdos a fazerem-se passar por cidadãos comuns. Isto, claro, se o tal movimento for mesmo uma fachada da ACAPOR; não que a discrição no site do Syndicat des Vidéoclubs de France (SVCF) deixe grande margens para dúvidas, mas também não dá 100% certezas.

Le 26 novembre marquera une journée de lutte historique du combat contre la piraterie digital. Pour la première fois, de la réunion des Professionnels des plus divers secteurs de l’industrie audiovisuelle, autour de ACAPOR – Association du Commerce Audiovisuel du Portugal- et du SVCF –Syndicat des Videoclubs de France- est né le Mouvement Civique Anti-Piraterie sur Internet – MAPiNET – qui a pour mission d’alerter les gouvernants et la société en général de la gravité de la situation actuelle, de façon à en terminer avec le fléau provoqué par les téléchargements illégaux sur Internet.

Em Português, será algo como:

O dia 26 de Novembro irá ficar marcado pela luta histórica contra a pirataria digital. Pela primeira vez, o encontro de profissionais de vários sectores da indústria audiovisual, em torno de ACAPOR - Associação do Comércio Audiovisual de Portugal e da União de SVCF-video-de França nasceu em Movimento Cívico de Anti-Pirataria Internet - MAPiNET - cuja missão é a de alertar os governos ea sociedade em geral para a gravidade da situação actual, a fim de terminar o flagelo causado pelo download ilegal na Internet.

O site da ACAPOR menos dúvidas deixa:

Caros Associados e amigos,

é com enorme honra que, no seguimento do já anteriormente anunciado sobre iniciativas contra a pirataria, a ACAPOR lança o projecto MAPiNET e convida todos os interessados a aderirem a este Movimento.

Fachada ou não, o que eles defendem é a remoção da emenda 138, ou seja, o fim da privacidade online e a passagem de poderes de policiamento online para as mãos dos distribuidores de conteúdos. Todas as vossas comunicações passaram a ser excrutinadas por terceiros, porque se passará a partir do princípio que vocês são culpados da tal pirataria até prova em contrário. Isto é execrável e um verdadeiro atentado aos valores democráticos.

Estes tipos é que são piratas: piratas de todos e quaisquer valores democráticos, em nome do crescimento da conta bancária, e em prejuízo das liberdade adquiridas.

publicado por brunomiguel às 13:10 | link do post | comentar