Temos anjinhos?

Vocês gostam de comunicação? Eu gosto, apesar de não ser grande comunicador. Adoro debates, discussões; adoro explanar as minhas ideias e pontos de vista e de os ver desafiados.
Desde cedo aprendi que, para haver real comunicação, é necessário que as pessoas falem numa língua comum, sem que não estejam sujeitas ao controlo de ninguém. Isto não acontece com um concurso de webdesign para os alunos portugueses, feito em parceria entre a Microsoft e a DGIDC/ECRIE, onde o tema principal é a «Segurança na Internet». O que vemos aqui é uma instituição pública a ajudar uma empresa a promover as suas ferramentas e a viciar os utilizadores nelas. E o pior é que o regulamento dá uma clara vantagem a quem utilizar as ferramentas desta empresa já acusada pela Comissão Europeia de abuso de posição dominante.
Do regulamento:
Cada equipa candidata terá de conceber para o site da sua Escola uma área (…).

Esta área deverá ser produzida com recurso a programas da Microsoft (…)

Serão valorizados os sites produzidos com recurso a tecnologia e aplicações Microsoft com especial destaque para o Sharepoint Designer, o Expression Web, o Popfly e Siverlight. São aceites formatos HTM, HTML e XML. Este facto não impede a utilização de outras tecnologias ou linguagens, embora sejam valorizados pelo júri os sites construídos com base em tecnologia Microsoft.
Esta, para mim, seria uma boa iniciativa se obrigasse apenas à utilização de standards web e tivesse a colaboração de várias empresas e associações, não só a Microsoft ou Microsoft e amigos; e os alunos poderiam utilizar as ferramentas que bem entendessem. Mas não, têm que utilizar ferramentas Microsoft e os que não o fizerem, ficarão em clara desvantagem.
Será que isto é porque a Microsoft está a financiar o concurso? Eu prefiro acreditar que esta foi uma má decisão, que espero ver corrigida, e não outra coisa qualquer.

A revolução que deu origem ao 25 de Abril foi feita pelos portugueses que se se opuseram ao regime da altura; foi a sua vontade que conseguiu derrubar a ditadura. A vossa vontade, o vosso querer, é mais forte que qualquer governo ou empresa, por isso dêem-lhe uso e contactem a DGIDC/ECRIE a fim de pedirem explicações! E claro, evitem insultos, agressões verbais ou físicas e qualquer outro acto repudiável.
Deixo o email que enviei à DGIDC. Usem-no como modelo, se quiserem.
Carta aberta ao DGIDC

Caro(a) responsável pelo DGIDC;

Chegou ao meu conhecimento que vossas excelências, em parceria com a Microsoft, estão a promover um concurso de webdesign com o tema «Segurança na Internet». Isto é louvável, ou seria, se não obrigasse à utilização de ferramentas da Microsoft e não pusesse em desvantagem que não as utiliza.

«Esta área deverá ser produzida com recurso a programas da Microsoft»

Não tenho nada contra a participação da Microsoft, apesar de desaconselhar vivamente a utilização do software desta empresa. Seria bom ver a Microsoft participar, em conjunto com outras empresas e associações, num concurso que promovesse a interoperabilidade e segurança, algo essencial na tecnologia. Com muita pena minha, este não é o caso.

Tendo em conta que o DGIDC é um organismo público e que a Microsoft tem sido várias vezes condenada pela Comissão Europeia por abuso de posição dominante, não é de todo recomendável transmitir a ideia de que faz parte do departamento de vendas e marketing dessa empresa.

Apelo a vossas excelências que se desassociem dessa imagem e que ao invés de promover os seus produtos proprietários, promovam antes a utilização de padrões abertos. Eles existem para facilitar as comunicações digitais de uma forma tecnologicamente neutra e são uma forma de segurança.
via blog.softwarelivre.sapo.pt
publicado por brunomiguel às 18:01 | link do post | comentar